Workshop discute estratégias de acesso a água e saneamento para refugiados e migrantes em Roraima

Seminário sobre água, saneamento e higiene reuniu atores estratégicos para fortalecer trabalho conjunto e compartilhar boas práticas na resposta ao fluxo migratório da Venezuela

24 agosto 2023
Grupo de pessoas em pé posando para foto
UNICEF Brasil

Boa Vista, 24 de agosto de 2023 – O workshop Água, Saneamento e Higiene (Wash, na sigla em inglês) reuniu especialistas, autoridades governamentais e representantes da sociedade civil para discutir experiências, boas práticas e desafios relacionados ao acesso a esses serviços para refugiados e migrantes da Venezuela que vivem no Brasil. O evento foi realizado pelo setor de Água, Saneamento e Higiene da Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), coliderado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) de Wash da Operação Acolhida e do Subcomitê Federal de Acolhimento e Interiorização (Sufai).

“Garantir o acesso a esse direito essencial no contexto humanitário é o ideal comum dos participantes. O encontro foi produtivo em reforçar a importância da colaboração e ação conjunta para melhorar as condições para as populações refugiadas e migrantes que vivem nos abrigos da Operação Acolhida e em ocupações espontâneas de Roraima”, afirma o oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF Rodrigo Resende.

Durante o evento, que ocorreu na Universidade Federal de Roraima (UFRR) nos dias 10 e 11 de agosto, uma série de palestras, painéis de discussão e sessões interativas foi conduzida, abordando os desafios enfrentados pelos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil no que diz respeito ao acesso à água potável, ao saneamento e a condições de higiene adequadas.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e abordar questões fundamentais que afetam a qualidade de vida e bem-estar de refugiados e migrantes, com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Força-Tarefa Humanitária do Exército Brasileiro, do Ministério da Saúde, da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), do município de Boa Vista e Pacaraima, além de organizações do Sistema ONU no Brasil, do Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento (Ondas) e da sociedade civil.

“Ter atores de diversas esferas presentes nesse evento trouxe a riqueza que esperávamos para as discussões e estabeleceu as conexões necessárias para que as ações do setor continuem avançando com a eficiência esperada nesse tipo de emergência”, ressalta a coordenadora de Emergências da Adra Brasil, Isabella França.

O destaque do encontro foi a ênfase na governança sólida e em políticas públicas eficazes para garantir que as populações refugiadas e migrantes tenham acesso adequado a serviços de água, saneamento e higiene. “Está previsto e vai ser sistematizado um relatório do evento, documento que servirá de subsídio tanto para o setor de Wash da plataforma R4V quanto para o grupo de trabalho local, para definir as ações prioritárias para a resposta à emergência humanitária no estado”, afirma Gabriel Troina Maraslis, líder do grupo de trabalho local e oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF em Roraima.

Nessa emergência humanitária, o trabalho do UNICEF na área de Wash é realizado em parceria estratégia com o Governo dos Estados Unidos e a União Europeia, por meio do Escritório para População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM, na sigla em inglês) e do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (Echo, na sigla em inglês).

Contatos para a imprensa

Amanda Panarini
Oficial de Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Telefone: (95) 98117 8628
Marco Prates
Oficial de Mudança Social e de Comportamento (SBC) e de Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99695 0123

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.