Muito mais que uma pia

Kauê dos Santos, de 12 anos, aprendeu na escola sobre a importância da higiene para a saúde e as relações sociais

UNICEF Brasil
Foto mostra um menino ao lado de uma estação de lavagem de mãos. O menino está olhando para a câmera. A estação de lavagem de mãos está desfocada.
UNICEF/BRZ/Alécio Cezar
04 julho 2022

Kauê dos Santos, 12 anos, mora em Vila Bela da Santíssima Trindade, município localizado no Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, e que participa do Selo UNICEF. Com 16 mil habitantes, o município conta com escolas multisseriadas, espalhadas pela zona rural. Kauê estuda em uma delas, e sonha em ser arquiteto. Quer, um dia, poder reformar a escola do bairro em que vive, fazendo com que o espaço seja mais acolhedor e democrático.

Na pandemia, Kauê entendeu a importância de se ter hábitos de higiene que promovam a saúde e previnam doenças. “Higiene é saúde. E saúde é vida. Ter higiene também ajuda nas relações sociais, pois a gente pode pegar uma doença e não ver as pessoas por um tempo”, reflete.

Quando as aulas voltaram, este ano, Kauê encontrou duas novas estações de lavagens de mãos em sua escola. A estrutura encantou o futuro arquiteto. “Eu sempre gostei muito de arquitetura e dimensões geográficas, a estrutura da pia é interessante, ela é compacta e engloba álcool em gel, pia, sabão e papel para secar, o espaço dela foi bem utilizado", conta o menino. As pias foram adesivadas com ilustrações divertidas da Turma da Mônica para chamar a atenção dos estudantes.

Marlene dos Santos, professora responsável pela escola de Kauê, conta que a maioria dos alunos da região é extremamente vulnerável e não tem acesso à água limpa ou à estrutura adequada de higiene em casa. Além do incentivo à higiene, as estações são práticas e fáceis de montar, pois não precisam de instalação hídrica ou reforma nas escolas. “Com as pias, as famílias ficaram mais tranquilas e à vontade para a volta às aulas. O resultado tem sido tão bom que nenhum dos alunos quer usar outra pia”.

De acordo com a professora Marlene, essa ação significa muito mais que entrega de uma pia. “É uma conquista para nossos alunos, que proporciona mais qualidade de vida e higiene”, avalia. O articulador do Selo UNICEF do município, Denildo Costa, complementa: “Este projeto significa inserção social, dignidade humana e educação sobre o assunto para as escolas e as comunidades próximas. O projeto veio somar e fortalecer o trabalho que já vínhamos fazendo”.

Parceria em prol da saúde de todos
A parceria do UNICEF e Yara teve o objetivo de promover um ambiente escolar mais seguro para crianças e adolescentes em Brasnorte e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, a partir de ações de higiene e prevenção de doenças.

Além de as estações de lavagem de mãos, as escolas receberam kits com itens de higiene, como sabonete líquido, papel toalha, álcool em gel e máscaras. Nas duas cidades, foram promovidos treinamentos de professores sobre protocolos para a promoção da higiene e rotinas de lavagem de mãos, e a divulgação de campanhas informativas sobre práticas de saúde nas escolas.

No total, 24 estações de lavagem de mãos foram instaladas em Vila Bela da Santíssima Trindade e Brasnorte (MT).