“É maravilhoso a internet não cair”

Pablo Rodrigues, de 14 anos, está melhorando suas notas na escola com a ajuda do kit de conectividade que recebeu do UNICEF em parceria com a PLKC Advogados

UNICEF Brasil
Foto mostra um adolescente em pé em frente a uma parede. Ele está segurando uma mochila azul com o logo do UNICEF. Ele está usando um boné com a aba virada para trás e máscara. Apesar da máscara, nota-se que o adolescente está sorrindo.
UNICEF/BRZ/Nego Júnior
21 setembro 2021

Pablo Henrique Rodrigues tem 14 anos e, assim como muitos dos seus amigos e outros milhares de estudantes brasileiros, teve dificuldades para se adaptar ao ensino remoto durante a pandemia de covid-19. O adolescente mora com os avós em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, é estudante da rede pública e afirma não ter sido fácil se dedicar aos estudos sem uma conexão de internet estável. “Toda hora, a internet caía e eu perdia boa parte da aula. Minha média caiu porque eu não me adaptei bem ao ensino remoto. Meus avós me ajudavam no que era possível, mas eles não podiam controlar a qualidade da internet”, afirma.

Essa não é mais a realidade de Pablo. Ele recebeu um kit de conectividade fruto de uma parceria do UNICEF com a empresa PLKC Advogados, que entregou 125 kits conectividade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade em São Paulo. O kit contém um celular smartphone, um cartão pré-pago para uso da internet, uma publicação com dicas de saúde, desenvolvimento e combate à covid-19, máscaras, álcool em gel e um caderno.

Para a realização da entrega, o UNICEF contou com o apoio das organizações da sociedade civil: Recode, Projeto Viver e Centro de Educação Popular Nossa Senhora Aparecida (CEPNSA) – frequentado por Pablo. Além disso, os contemplados foram inscritos em uma trilha formativa desenvolvida pela própria Recode, por meio da qual aprenderão ferramentas fundamentais para o dia a dia de trabalho e tecnologias para resolução de problemas e desenvolvimento de projetos.

Durante a pandemia, o acesso à internet tornou-se fundamental para o exercício do direito à educação, à segurança e à manutenção da saúde física e mental. Pablo conta que o período de isolamento social foi cansativo e frustrante e que, agora, sente alívio por contar com uma boa conexão. “Foi maravilhoso saber que eu poderia fazer atividades sem a internet cair. Ter uma internet para estudar é ótimo. Além disso, posso interagir com os meus amigos, matar a saudade daqueles que não vejo há muito tempo e fazer cursos online. Ter esse celular foi um adianto pra mim”, conta.

Apenas alguns dias após o recebimento do kit de conectividade, Pablo já sente as mudanças positivas em sua vida. As notas já estão melhorando e a relação com os estudos também. “Antes, a internet caía no meio de uma prova e eu não podia terminar. Agora, é muito bom conseguir acompanhar as aulas e colocar em prática o que eu aprendi sem me preocupar”.

O adolescente acredita que a internet é um item básico para que quem esteja em situação de vulnerabilidade possa ter acesso a oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. “A internet é essencial e afeta não só os estudos, mas a vida pessoal e profissional também. Hoje em dia, nossas atividades exigem uma boa conexão e não são todos que têm acesso a isso. Eu, mesmo não tinha. Vi muita gente passando fome, desesperada por um emprego, sem conseguir se cadastrar para vagas online. É muito triste”.

Para o futuro, Pablo pretende se dedicar ainda mais aos estudos e buscar novos horizontes para ele e sua família. Seu sonho é cursar a faculdade de direito e se tornar advogado criminalista.