UNICEF pede que grupos de trabalho do G20 coloquem infância e adolescência no centro do debate

Esta semana, UNICEF esteve presente em reuniões de dois grupos de trabalho do G20, contribuindo para incluir crianças e adolescentes na agenda

22 março 2024
Logo G20
Divulgação

Brasília, 22 de março de 2024 – Posicionar os direitos das crianças e dos adolescentes no centro do debate político e econômico. Este tem sido o pedido do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) para o G20, o grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, e que está sendo presidido pelo Governo Brasileiro em 2024. Esta semana, o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento e a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza se reuniram em Brasília e o UNICEF esteve presente, contribuindo para colocar a infância e adolescência dentro das discussões.

“Políticas econômicas e sociais adotadas pelos países, e que estão em debate durante o G20, têm impactos profundos nas crianças e nos adolescentes. Investir – ou não - em proteção social, saúde, educação ou acesso à água, por exemplo, afeta diretamente sua capacidade de crescer saudáveis e com direitos garantidos”, defende Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil. “Por esta razão, o nosso pedido é que os investimentos sustentados centrados nas crianças e nos adolescentes sejam priorizados dentro dos compromissos assumidos entre os países do G20”.

No domingo,17 de março, o UNICEF participou do evento paralelo, organizado pelo GT de Desenvolvimento, intitulado “Desafios do Saneamento Rural”. No encontro, destacou a importância de as políticas voltadas à área terem um olhar específico para crianças e adolescentes, em especial as que vivem nos territórios mais vulneráveis do país, como comunidades indígenas e tradicionais. UNICEF também esteve presente nas reuniões oficiais do GT, que ocorreram nos dias 18 e 19.

Entre os dias 20 e 22 de março, ocorreu a reunião da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, grupo do qual UNICEF também faz parte. As equipes do UNICEF de Políticas Sociais e Saúde estiveram presentes, e apresentaram o relatório “Caminho para a Resiliência: Prevenindo o Aumento da Fome e da Pobreza como Resultado de Diferentes Crises”, realizado pelo UNICEF em parceria com Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP).
 

UNICEF no G20

Nos três temas definidos como prioridades do Brasil para o G20 – inclusão social e combate à fome e à pobreza; desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global –, priorizar crianças e adolescentes é essencial para que os países do G20 apresentem compromissos e políticas com potencial real de transformação.

Por isso, desde o início das mobilizações para o G20, o UNICEF está participando de grupos de trabalho oficiais do fórum; apoiando debates paralelos com parceiros e representantes do poder público; elaborando documentos e relatórios e fortalecendo a participação de meninas e meninos brasileiros no debate, como forma de garantir que elas e eles sejam considerados em qualquer compromisso ou consenso provenientes do G20.

Outro espaço de atuação é no chamado G20 Social, trilha que reúne grupos da sociedade civil para debater temas como juventude, empreendedorismo, gênero, ciência, emprego e oceanos.

 

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.