Serviços de saúde, educação e assistência social no Recife integram a estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI)

Prefeitura do Recife renova adesão à iniciativa do UNICEF e amplia a participação de unidades, incluindo serviços de assistência social, além de saúde e educação

24 janeiro 2024
Assinatura de termo de adesão UAPI
UNICEF/BRZ/Edson Holanda

Recife, 24 de janeiro de 2024 -  Ao renovar a adesão à estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) do UNICEF, a Prefeitura do Recife ampliou a participação de serviços municipais destinados a crianças com até seis anos e suas famílias. Além de unidades de saúde e educação que participaram do primeiro ciclo da UAPI, centros que prestam atendimento na área de assistência social poderão participar da estratégia. A assinatura do termo de adesão a UAPI aconteceu, nessa quarta-feira (24), no gabinete do prefeito João Campos, com a presença de secretários municipais e equipe do UNICEF.

Com o objetivo de melhorar a oferta de serviços e o diálogo entre profissionais e famílias, em seu primeiro ciclo, a UAPI envolveu uma atuação focada na assistência técnica e capacitação junto a gestores e profissionais, monitoramento e acompanhamento de indicadores. Um total de 13 unidades participaram dessa primeira etapa, sendo 10 centros de saúde e três de educação. Desses, nove instituições foram reconhecidas como Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs), seis da saúde e três da educação.

O prefeito do Recife, João Campos, destacou que investe na primeira infância como uma das estratégias mais efetivas para quebrar o ciclo intergeracional das desigualdades. “A agenda da primeira infância é uma prioridade nossa e é uma agenda transversal. Então, o trabalho permanente é importante e, quando temos parceiros como o UNICEF, conseguimos ir mais longe”, ressaltou. Após o período de adesão voluntário das unidades municipais, o ciclo seguirá com a definição de linhas de base e formações para, em novembro desse ano, ocorrer a avaliação do ciclo.

Neste segundo ciclo, as capitais de São Paulo e Manaus também devem aderir à estratégia, junto com Recife, Fortaleza, Salvador, São Luís, Rio de Janeiro e Belém que estão desde a primeira etapa. A chefe do escritório do UNICEF no Recife, Verônica Bezerra, reforçou a importância da mobilização junto às unidades municipais e a inclusão dos serviços de assistência social. “Registramos resultados muito importantes nas unidades que participaram da primeira etapa e estamos confiantes de que, neste ciclo, teremos ainda mais unidades inscritas e poderemos alcançar ainda mais meninas e meninos”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário de educação do Recife, Fred Amâncio, a secretária de desenvolvimento social, direitos humanos, juventude e política sobre drogas no Recife, Ana Rita Suassuna, a oficial de saúde e desenvolvimento infantil do UNICEF, Juliana Vergetti e a especialista em mobilização da ASSERTE (parceiro implantador do UNICEF), Josicleide Moraes.

Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) 
As Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) são uma estratégia do UNICEF, voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância. A iniciativa conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil. Para implementar essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica de Huggies e Roche. 

#AgendaCidadeUNICEF
A Uapi integra também a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis dos centros urbanos. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura. Além do Recife, esta edição também ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

 

 

 

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913
Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.