#AgendaCidadeUNICEF reúne gestores e técnicos públicos, lideranças comunitárias e da sociedade civil e adolescentes e jovens de oito capitais do Brasil

Mobilizando pessoas e cidades, iniciativa está apoiando oito centros urbanos para o avanço na promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes com foco na redução de violências

27 outubro 2023
Grupo de pessoas posa para a foto.
UNICEF/BRZ/Marco Aurélio

Brasília, 27 de outubro de 2023 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil reuniu, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em Brasília, cerca de 75 gestores e técnicos públicos, lideranças comunitárias e da sociedade civil e adolescentes e jovens de cada um dos territórios prioritários dos oito centros urbanos que fazem parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF: Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

O encontro teve como objetivo o compartilhamento de boas práticas e reflexões, a definição de próximos passos e o fortalecimento do diálogo entre os diferentes atores que vêm trabalhando de maneira integrada cada uma das temáticas promovidas pela iniciativa: educação que protege, inclusão socioprodutiva, fortalecimento de mecanismos de proteção e saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e jovens.

“Este evento foi estratégico para a continuidade da iniciativa. Isso porque pudemos compartilhar e celebrar os avanços já feitos e entender como podemos somar nossos esforços para concluir este primeiro ciclo da #AgendaCidadeUNICEF, que vai até 2024, com foco em políticas públicas que têm o potencial de mudar a trajetória de cada criança, de cada adolescente e de cada família impactada e dos territórios em que vivem”, explica Rosana Vega, chefe da área de Proteção às Violências contra Crianças e Adolescentes do UNICEF Brasil e líder nacional da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF.

Aprendizados
No primeiro dia de agenda, todos os participantes foram convidados a compartilhar as experiências e boas práticas que ocorreram desde o lançamento da iniciativa até o momento e sistematizar, juntos, os aprendizados. Na terça-feira, a programação contou com o lançamento da publicação “Dados para TransformAção”, que traz achados importantes para o aperfeiçoamento de políticas públicas com foco na infância e na adolescência. Além disso, rodadas de atividades levaram a discussões e reflexões sobre indicadores, impacto e resultados de médio e curto prazo na vida das crianças e dos adolescentes.

“A #AgendaCidadeUNICEF é uma ferramenta que nos ajuda a concretizar a garantia de direitos de crianças e adolescentes, incentivando as gestões municipais a priorizarem políticas públicas para esse público e a trabalharem de maneira intersetorial e integrada com a sociedade civil”, afirma Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus.

Engajamento de adolescentes e jovens
Além de participarem ativamente dos espaços de compartilhamento e reflexão durante o encontro, os adolescentes e jovens das oito capitais contaram com uma programação mais ampla que incluiu atividades artísticas, culturais, e um diálogo com Pedro Duval, assessor da Secretaria Nacional de Juventude.

Grupo de jovens posa para a foto.
UNICEF/BRZ/Marco Aurélio

“Nós visitamos vários lugares, como o Memorial JK, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, o Congresso Nacional, a Praça do Três Poderes, a Ponte Juscelino Kubitschek. Eu achei que foi superbacana, principalmente por saber as histórias de cada lugar. Foi uma grande aula de história, geografia e simbolismo nacional” afirma Ester Guerra, jovem de 20 anos que faz parte do projeto Passa a Visão, realizado na Cidade Tiradentes, no município de São Paulo.

Diálogo com ministérios
O último dia de atividades contemplou discussões sobre como as políticas públicas e intervenções bem-sucedidas implementadas em um nível subnacional podem convergir em uma política pública de nível nacional.

Para isso, o evento contou com a presença de Nayara Feitosa Antunes Lopes, coordenadora-geral de Enfrentamento das Violências da Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania); Ana Luiza Villela de Viana Bandeira, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Ministério da Justiça e Segurança Pública); e Juliana Maria Fernandes Pereira, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Sobre a #AgendaCidadeUNICEF
Lançada entre 2021 e 2022 em oito centros urbanos, a #AgendaCidadeUNICEF é fruto de uma cooperação entre o UNICEF e as prefeituras com o objetivo de prevenir as diferentes formas de violências que podem ocorrer na infância e na adolescência por meio de uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.

A iniciativa é implementada em um território prioritário em cada município por meio de um Comitê Intersetorial com representantes de diferentes secretarias municipais. Com a participação do UNICEF, o comitê encontra-se periodicamente e atua na definição e coordenação de um plano de ação integrado até 2024. O UNICEF disponibiliza apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais. Também foram estabelecidas parcerias com redes locais de proteção, lideranças comunitárias e com organizações da sociedade civil.

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.