Um milhão de crianças têm a vida ‘pendurada por um fio’, à medida que os serviços de saúde infantil estão quase entrando em colapso em toda a Faixa de Gaza

10 novembro 2023

Amã, 10 de novembro de 2023 – O colapso quase total e os ataques aos serviços médicos e de saúde em Gaza, em particular nas áreas do norte, ameaçam a vida de todas as crianças na Faixa.

Nas últimas 24 horas, os cuidados médicos nos hospitais infantis de Al-Rantisi e Al-Nasr quase cessaram, com apenas um pequeno gerador alimentando as unidades de terapia intensiva e de terapia intensiva neonatal. Intensos ataques e hostilidades são relatados perto do hospital Al-Rantisi, onde supostamente há crianças em diálise e em terapia intensiva.

O Hospital Infantil Al-Nasr foi danificado novamente ontem em um ataque, incluindo equipamentos vitais, segundo relatos. Outro hospital infantil no norte parou de funcionar devido a danos e falta de combustível, e uma maternidade especializada precisa desesperadamente de combustível para continuar funcionando.

“O direito das crianças à vida e à saúde está sendo negado”, afirmou Adele Khodr, diretora regional do UNICEF para o Oriente Médio e o Norte de África. “A proteção dos hospitais e a entrega de suprimentos médicos vitais são uma obrigação sob as leis da guerra, e ambas são necessárias agora”.

As instalações médicas nas áreas central e sul da Faixa de Gaza, já sobrecarregadas com o tratamento de feridos, têm agora de lidar também com o tratamento das necessidades de um afluxo de centenas de milhares de pessoas em espaços ainda mais densamente povoados. Esses serviços existentes devem ser apoiados e reforçados para lidar com os desafios crescentes que enfrentam.

Os serviços de saúde infantil em toda a Faixa de Gaza já estavam seriamente sobrecarregados antes das atuais hostilidades, com o setor da saúde sem as infraestruturas físicas adequadas e equipamento médico, e com serviços, incluindo serviços de água, frequentemente interrompidos por cortes de energia.

Mais de 1,5 milhão de pessoas deslocadas, incluindo 700 mil crianças, lutam agora para ter acesso à água potável e vivem em péssimas condições de saneamento. O risco de doenças transmitidas pela água e de outras doenças aumenta a cada dia e ameaça especialmente as crianças.

“As crianças em Gaza estão por um fio, especialmente no norte”, disse Khodr. “Milhares e milhares de crianças permanecem no norte de Gaza à medida que as hostilidades se intensificam. Essas crianças não têm para onde ir e correm risco extremo. Pedimos a cessação imediata dos ataques às instalações de saúde e a entrega urgente de combustível e suprimentos médicos para os hospitais através de Gaza, incluindo as partes norte da Faixa”.

Contatos para a imprensa

Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.